terça-feira, 1 de novembro de 2022

Coisas dos 80's: Lhamas & Pacas nos tempos da casa Napalm!

        Lhamas & Pacas tocam na casa underground Napalm em 1983!

Nos dias 30/09 e 01/10 de 1983, eu e a minha banda da época tocamos na casa underground Napalm. O local hoje é uma mecânica localizada na rua Marquês de Itu, número 392, no centro de São Paulo. Me lembro que na sexta, 30/09, fomos até a casa à tarde pra passagem de som, infelizmente o nosso guitarrista convidado não pode ir por conta do seu trabalho, mas nós quatro da banda fomos, mas tivemos problemas na hora do show, a guitarra do convidado Alcir estava mais alta do que a minha. Na segunda noite resolvemos, mas me senti prejudicado, sendo que eu fazia todas as bases, criei as maioria das músicas, e tinha alguns riffs, solinhos meus etc.  
Foram duas noites de casa lotada, noitadas de ótimo astral, e com vários punks da cena trabalhando na casa, como o Mingau, João Gordo, Callegari. Quem eram os Lhamas & Pacas?!

Com ajuda e incentivo do Alemão - guitarrista de Santo Amaro/Zona Sul, começamos a tocar as primeiras músicas feitas por mim, ele acabou trazendo o baixista Zezo - também de Sto Amaro. Nessa época, 81/82, eu estava dividindo uma casa com o brother Luiz "bluesman" na Cid Ademar, bem próximo da casa dos meus pais. Bem próximo dali tinha as bandas Aurora Boreal, Zero Hora e Ave de Veludo, convidei o batera Luizinho do Aurora, que já tinha um boa experiência em shows com a sua banda, inclusive tocando no interior e o amigo Wagner pros vocais. Com o Wagner nem chegamos a fazer show, pois na vinda de um show no Teatro Bandeirantes conhecemos o vocalista/letrista Gino Camarota, que acabou entrando no lugar do Wagner.  
Mas voltando às duas noites do Napalm, com casa abarrotada, o pessoal pulando, acho que fizemos um bom show na segunda noite, inclusive com o Nasi/Ira vindo nos comprimentar e elegiar o baixista Zezo, que junto com o Luizinho faziam uma cozinha 'eletro-rock' (?!) bem legal. Tinhamos nessa época a new-wave, o punk e o pós-punk como referências, ouvíamos The Police, The Clash, Ultravox, Japan, Duran Duran e as bandas daqui que já davam sinais do que estava rolando, como Gang 90 & Absurdetes, Blitz, IRA, Titãs, Patife Band, Itamar Assumpção etc.
O nosso som era bem próximo de um The Police sem efeitos, bem mais toscos, chegamos a ser chamados de Talking Heads num show no bar Revolution, que ficava na Alameda Franca, isso alguns meses depois dos shows do Napalm, pelo Waldir (?!) que trabalhou futuramente na loja/selo Baratos & Afins.
Dias depois do show do Napalm fui ao apartamento da Fernanda assinar o nosso contrato, e receber pelo show, que acabou sendo revertido em uma fita VHS do show, que acabou com o tempo embolorando (rs), e neste dia estavam hospedados no ap. dela, o Renato, Dado e Marcelo, o trio Legião Urbana que fariam sua primeira apresentação em Sp, também no Napalm em 83!



 

Os Gardenal - Eles te enganaram (vídeo oficial) por Renato Grieco

"Eles te enganaram", a faixa entra em todas plataformas em 31/05!!!  Os Gardenal: Enio Arins (vocal), André Revolver (guitarra...