sábado, 14 de agosto de 2021

Slade em agosto de 1973




 

Slade em agosto de 1973:

Eles gravaram o single "Merry Xmas Everybody" no Record Plant, em Nova York, onde John Lennon na época está gravando Mind Games. Em dezembro, pedidos antecipados de 300.000 cópias garantiram que "Merry Xmas" se tornasse o single mais vendido da banda.

Em 73, o Slade era uma das bandas mais populares da Grã-Bretanha, tendo alcançado dois singles em primeiro lugar: "Cum On Feel The Noize" e "Skweeze Me Pleeze Me", em três meses. Esses dois singles entraram nas paradas em primeiro lugar, um feito inédito desde os Beatles com "Get Back" em 69. 

Durante o ano, o empresário Chas Chandler sugeriu que Slade escrevesse e gravasse uma canção de Natal. Embora os outros membros da banda inicialmente fossem contra a ideia, o baixista Jim Lea veio com a base da música enquanto tomava banho. Depois de criar a melodia dos versos, Lea se lembrou de uma música que o vocalista Noddy Holder descartou em 67, que ele havia escrito quando a banda se chamava 'N Betweens. 

Intitulada "Buy Me a Rocking Chair", foi o primeiro trabalho solo de Nod. "Merry Xmas Everybody" usou a melodia desta música para o refrão, com a melodia de Lea como verso. Falando ao Record Mirror em 84, Lea revelou: "Nod tinha escrito o refrão dela em 67. Naquela época era tudo 'flower power' e Sgt. Pepper, e Nod tinham escrito essa música. O verso era bobo, mas então ele veio para o refrão e disse 'Compre-me uma cadeira de balanço para veja o mundo passar, compre-me um espelho, vou te olhar nos olhos' - muito Sgt. Pepper. Não uso gravadores, só lembro de tudo e se algo foi escrito há 10 ou 15 anos, fica lá na minha cabeça. Eu nunca esqueci aquele refrão, e eu estava no chuveiro em algum lugar na América pensando - Bob Dylan...Bob Dylan - e de repente veio "você está pendurando a meia na parede", e pensei que vou com aquele refrão que o Nod fez em 67. 

Liguei para o Nod e disse que tinha que fazer uma música de Natal e ele disse tudo bem, então eu toquei para ele e foi isso."

"Merry Xmas Everybody" é tocada regularmente em casas noturnas do Reino Unido, na TV, estações de rádio e em muitos supermercados na época do Natal. Ele está incluído em vários álbuns de compilação com tema de Natal e em vários álbuns de compilação subsequentes do Slade. 

A canção apareceu todos os anos na primeira metade da década de 1980, e novamente em 1998 e todos os anos desde 2006.

Peter Buckley descreve a música em The Rough Guide To Rock como "indiscutivelmente o melhor single de Natal de todos os tempos". 

Esta opinião foi refletida em uma enquete de 2007 realizada pelo MSN Music, onde foi eleita a canção de Natal mais popular do Reino Unido. Mas, mesmo assim, a música praticamente nunca é tocada nos Estados Unidos, não tendo sido lançada como single lá em 73. 

Nod se refere à música como seu plano de pensão, refletindo sua popularidade contínua e os royalties que ela gera.

Em 2015, estimou-se que a música gera £ 500.000 de royalties por ano. A canção foi creditada com a popularização da corrida anual para o single 'number one' de Natal do Reino Unido.


                                 Slade em 73 - Don após o acidente em 04 de julho

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

O quarteto de rock Os Gardenal tocam em 03/03/24 no Porão da Cerveja!

Domingo, 03/3 tem Os Gardenal no show "Morra, sai mais barato". IMPERDÍVEL!!! Apareçam, à partir das 15h!!! Foto 1: Os Gardenal -...